Wikia Habitica
Advertisement

Este é um artigo em destaque!

Esta página foi destacada como parte da coleção Quarta-feira Wiki. Uma vez por mês, a equipe do Habitica destaca uma postagem útil da Wiki com dicas sobre produtividade, bem-estar e otimização do uso do Habitica!

Faça Sua Tarefa Mais Difícil Primeiro é uma estratégia de produtividade que os usuários podem implementar com a ajuda da Habitica. A idéia básica é concentrar-se nas tarefas mais difíceis ou desagradáveis o mais cedo possível no dia-a-dia. Esta estratégia pode ser útil por várias razões. Por exemplo, pela manhã, as pessoas muitas vezes têm mais energia mental e física, assim como menos distrações e tarefas programadas. Além disso, a sensação de realização após completar um item difícil na lista de Afazeres facilita a abordagem do resto da lista.

Ferramentas Úteis no Habitica

  • Dificuldade: Defina a Dificuldade (Editar tarefa > Configurações Avançadas) das tarefas e colha recompensas de acordo. Definir as tarefas principais como " Difícil" proporciona um incentivo para completá-las, uma vez que elas renderão mais recompensas uma vez concluídas.
  • Ordenar: Arrastar e soltar tarefas para ordená-las por dificuldade em ordem decrescente. Isto torna as tarefas mais difíceis mais visíveis e lembra ao jogador de concluí-las primeiro.

Exemplos de Etiquetas.

  • Etiquetas: Dê uma etiqueta especial às principais tarefas e use-a para esconder todas as outras tarefas até que as tarefas principais sejam concluídas.

Superando Potenciais Obstáculos

Decompondo sua Lista de Tarefas: Um item mais difícil em sua lista de tarefas muitas vezes é complexo e pode ser composto de diversas etapas menores. É mais fácil fazer uma porção menor de uma tarefa difícil do que tentar enfrentá-la de uma só vez. Quando parte de uma tarefa é concluída, é mais fácil encontrar a motivação para terminá-la. Portanto, para evitar se sentir preso, primeiro determine que passos menores podem ser dados em direção a conclusão da tarefa mais difícil. Isto pode ser realizado com a Habitica de duas maneiras:

Um exemplo de uma lista de tarefas.

  • Adicione as etapas menores como tarefas individuais em sua lista de Afazeres e marque uma de cada vez. Um bom sinal de que uma tarefa progressiva está bem dimensionada é a sensação de alívio na sua realização sem se sentir exausto(a) no processo.
  • Crie uma Lista de Tarefas(checklists) incluindo cada etapa que compõe a tarefa.

Muito a ser feito: O risco oposto de ter algumas tarefas extremamente difíceis é ter muitas tarefas pequenas. Para arrumar uma lista desordenada de tarefas, agrupe os itens relacionados em uma única tarefa. Por exemplo, Diárias como "Arrumar a cama" e "Colocar a roupa suja para lavar" poderiam ser agrupadas em "Arrumar o quarto". Além disso, "Arrumar a cama" e "Colocar a roupa suja para lavar" poderiam ser criados como itens em uma Lista de Tarefas para ajudar você a lembrar de completar essas etapas.

Tédio: Se uma tarefa não é interessante, vale a pena considerar se ela pode ser modificada para torná-la mais apropriada ao seu estilo de jogo ou se você pode criar um Desafio a partir dela. Por exemplo, pode ser mais divertido fazer exercícios todos os dias depois de oferecer aos membros de sua Guilda ou Grupo um desafio para fazerem o mesmo. Além disso, lembre-se que o nível de dificuldade de tarefas particularmente entediantes pode ser aumentado para ajudar você a se motivar.

Falta de motivação: Habitica não pune o jogador por não completar seus Afazeres. Por causa disso, alguns jogadores podem ter dificuldade de percorrer aquela milha extra para completar seus Afazeres mais difíceis. A página Desafios Auto-Impostos fornece aos jogadores sugestões de como se esforçar para terminar essas tarefas (por exemplo, Tarefas Envenenadas). Veja a página Exaustão para mais dicas sobre como lidar com a falta de motivação.

Leitura Adicional

Nota de Tradução

Advertisement